quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Leite condensado

Ao contrário do que se pode imaginar, o leite condensado não foi inventado para deixar os doces mais saborosos. Em 1853, o norte-americano Gail Borden procurava uma solução para armazenar e transportar por bastante tempo o leite, alimento que estraga com facilidade. Depois de estudar algumas alternativas, resolveu fazer uma desidratação do produto. Ao retirar toda a água, ele obteve o leite em pó. Mas ao retirar apenas uma parte da água, obteve um leite mais denso que o comum, que, acrescido de açúcar (para conservar), virou o leite condensado.


No Brasil... Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram por aqui no final do século XIX. De início, devido à falta de leite e a necessidade de armazenamento, era reconstituído com água e consumido como bebida. Tempos depois, o leite condensado chegou à cozinha, como ingrediente para o preparo de doces. Ele ganhou força devido à facilidade que ele trazia, economizando ovos, leite e tempo.


Fonte: Docinhos de Festa ( Série Puro Sabor)

3 comentários:

  1. Legal amiga Akemy, não sabia, amo saber , interessante, muito bom ter vc de volta, senti sua falta, forte abraço querida e agora eu já sei a história deste delicioso leite condensado.

    ResponderExcluir
  2. E eu achando que leite condensado fosse uma invenção brasileira.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante, desconhecia e foi ótimo saber.... !!!

    ResponderExcluir

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Translate

Visualizações

Seguidores

Facebook

Popular Posts